Avançar para o conteúdo principal

NÃO É DESPERDÍCIO É ADORAÇÃO!

NÃO É DESPERDÍCIO É ADORAÇÃO!
Mateus 26:1-16; João 12:1-11

O banquete em Betânia ocorreu "seis dias antes da Páscoa" (Jo 12:1), na casa de Simão, o leproso, que aparentemente fora curado pelo Senhor Jesus. Havia pelo menos dezassete pessoas no jantar: Simão, Maria, Marta, Lázaro, Jesus e os doze apóstolos. Fiel a sua personalidade activa e ocupada, Marta cuidou de servir a todos (Lc 10:38-42). As três pessoas-chave desse acontecimento são Maria, Judas e Jesus.

Diante das 16 pessoas, Maria distinguiu-se, mostrando um acto de adoração; não sejamos apenas mais um dentro de um grupo, sejamos diferentes.

Enquanto os líderes religiosos se reuniam para tramar contra Jesus (Mt 26.3-5), os amigos de Jesus reuniam-se para mostrar seu amor e devoção a Ele.

Maria é citada três vezes no evangelho:

1. Assentou-se aos pés de Jesus e ouviu a sua palavra (Lc 10.38-42);
2. Atirou-se aos pés de Jesus, entristecida com a morte Lázaro (Jo 11.28-32);
3. Adorou aos pés de Jesus quando ungiu o Senhor com bálsamo (Jo 12.1ss).

Maria era uma mulher profundamente espiritual. Encontrou sua bênção aos pés de Jesus, colocou aos pés dele seus fardos e também foi a seus pés que ofereceu o que tinha de mais precioso.

Quando combinamos os relatos dos Evangelhos, vemos que Maria ungiu os pés e a cabeça do Senhor com perfume e enxugou os pés dele com seus cabelos. Os cabelos de uma mulher são sua glória (1 Co 11 :15). Maria entregou sua glória ao Senhor e o adorou com a dádiva preciosa que lhe ofereceu. Foi um ato de amor e de devoção, que espalhou sua fragrância por toda a casa.

Judas (Vv. 8, 9). Os discípulos não conheciam o verdadeiro carácter de Judas. A crítica que fez à atitude de Maria pareceu tão "espiritual" que os outros discípulos se juntaram a ele no ataque. Sabemos a verdadeira razão de Judas querer vender o bálsamo: o dinheiro seria colocado no caixa, e ele poderia usá-lo para seus próprios interesses (Jo 12:6).

Judas é uma figura trágica. Foi chamado para ser um dos discípulos de Cristo e escolhido como apóstolo com os outros (Mc 3:13-19). Recebeu poder para curar (Mt 10:14) e, provavelmente, usou esse poder. A salvação não é comprovada pelo poder de realizar milagres (Mt 7:21-29), mas sim pela obediência à Palavra de Deus.

Apesar de ser um dos discípulos e de estar tão próximo de Cristo, Judas não era um cristão verdadeiro. Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, Jesus disse que eles estavam limpos, mas nem todos referindo-se a Judas. Como muitos cristãos professos de hoje, Judas frequentava o grupo de cristãos, mas não era um deles.

É interessante observar que, toda vez que Maria procurou fazer algo para Jesus, foi mal compreendida. Sua irmã, Marta, não entendeu a atitude de Maria, quando ela se assentou aos pés de Jesus para ouvi-lo. Judas e os outros discípulos não entenderam quando ela ungiu Jesus, e seus amigos e vizinhos não entenderam quando ela saiu da casa para se encontrar com Jesus depois do sepultamento de Lázaro (10 11:28-31). Quando damos a Jesus Cristo o primeiro lugar em nossa vida, podemos esperar ser mal compreendidos e criticados por aqueles que dizem segui-lo.

Jamais conseguiremos compreender de todo a mente e o coração de Judas, mas sabemos que ele teve inúmeras oportunidades de ser salvo. Foi advertido com frequência por Jesus e, no cenáculo, o Mestre chegou a lavar seus pés. É provável que Judas tenha visto em Jesus a esperança da liberdade política de Israel. Se Jesus estabelecesse o reino, Judas, como tesoureiro, teria uma posição importante. Quando Jesus recusou tornar-se um Messias político, Judas voltou-se contra ele. Satanás encontrou uma oportunidade em Judas e colocou em sua cabeça ideias (10 13:2), que o levaram a entregar Jesus aos inimigos (Jo 13:27).

A vida de Judas é um aviso aos que fingem servir a Cristo, mas cujo coração está distante de Deus. Também é um aviso aos que desperdiçam oportunidades na vida. "Para que este desperdício?", perguntou Judas quando viu o bálsamo caríssimo sendo derramado sobre os pés de Jesus. No entanto, foi Judas quem desperdiçou suas oportunidades, sua vida e sua alma! Jesus o chamou de filho da perdição (Jo 17: 12), literalmente, "filho do desperdício".

Jesus (vv. 10-16). Defendeu Maria imediatamente, pois sempre protege os seus. Repreendeu Judas e os outros discípulos e elogiou Maria por seu gesto amoroso de devoção. Nada do que é dado a Jesus com amor é desperdiçado. Esse acto de adoração não apenas trouxe alegria ao coração de Jesus e perfumou a casa como também abençoou o mundo inteiro. A devoção de Maria estimula-nos a amar e a servir a Cristo com o que temos de melhor. Tal serviço traz aos outros bênçãos das quais talvez só tenhamos notícia quando encontrarmos Jesus no céu.

Jesus não criticou os discípulos porque se importaram com os pobres. Preocupava-se com os pobres também, e devemos fazer o mesmo. Antes os advertiu a que não desperdiçassem a oportunidade de adorá-lo. Teriam inúmeras oportunidades de ajudar os pobres, mas nem sempre de adorar aos pés de Jesus e de prepará-lo para seu sepultamento.

Fonte: Wiersbe Comentario Biblico Expositivo Novo Testamento

Deus nos abençoe!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CONHEÇA A BÍBLIATECA "A Biblioteca Bíblica em suas mãos"

BíbliaTeca "A Biblioteca Bíblica em suas mãos"  É um aplicativo Android projecto da Viver Adorando, que ao momento lhe providencia: Bíblia Sagrada      Almeida Corrigida Fiel      King James Actualizada      Nova Versão Internacional      Nova Tradução na Linguagem de Hoje e       Lingala Enciclopédia Temática da Bíblia Comentário Bíblico      Comentário Bíblico D.L.Moody      Comentário Bíblico Wiersbe      Comentário Bíblico BEACON      Comentário Bíblico Sheed Doutrinas da Bíblia Todas as Profecias da Bíblia Todas as Parábolas da Bíblia Dicionários      Dicionário Almeida     Dicionário Wycliffe      Dicionário Jesus e os Evangelhos      Dicionário de Nomes Bíblicos Hinários      Cantor Cristão     Harpa Cristã (Com Áudio)      Hinário Adventista      Hinário Metodista Baixe no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jadev.bibliateca 

Santo é o Senhor dos Exércitos - Viver Adorando

Santo é o Senhor dos Exércitos - Viver Adorando