Hoje
em dia em nossas comunidades, normalmente quando as pessoas ouvem
sobre “louvor” suas mentes são levadas à um paralelo –
“música” – e algumas pessoas fazem referência do louvor com o
mesmo pensamento, distorcendo a essência do que realmente é louvor
de tal modo que é comum ouvir-se durante o culto - “agora chegamos
no momento de louvor ou/e adoração” - como se louvor ou adoração
está limitado a um momento ou período específico; certo que
normalmente em nossa liturgia existe um período para louvarmos a
Yahweh através de hinos de louvor, e alguns ainda rotulam esse
momento como “o período de preparação do povo para o sermão”
como se o louvor tem esse propósito.
Vivemos
em um período que a música tem se tornado ídolo para alguns,
lembre que idolatria é qualquer coisa que fique entre nós e Deus;
qualquer coisa que tira do foco do “quem é digno de louvor e
adoração”. - “A idolatria musical é um pecado escondido, nos
corações de muitos músicos e cantores cristãos, mas geralmente
encontrada em pessoas que são apaixonadas pela música, por
instrumentos musicais ou são fãs de cantores evangélicos
conhecidos. Há pessoas que colocam a música acima de Deus, por
exemplo, só participando dos cultos quando sabem que vão
ministrar... Geralmente não participam de orações... estudos
bíblicos, mas têm sempre tempo para ensaiar, pois para o músico
idólatra, a parte mais importante do culto é quando pega o
instrumento para tocar, afinal, muitos chegam a esperar ansiosamente
por este momento.” PBLA (Parte 2) – pag. 19.
A
Bíblia diz “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao
Senhor” Salmos 150:6, a condição sine qua non, o primeiro
requisito para o louvor é a vida. Louvor e adoração não é
(apenas) música, deve ser acto contínuo, estilo de vida. (Sl.71:6).
Música
é uma das formas de expressão de louvor. E atenção “Nem toda
música considerada sacra ou religiosa pode ser aceitável para um
cristão, especialmente a que evoca associações seculares ou
convida à conformidade com as normas mundanas. A música cristã
deve ser apropriada no que tange à qualidade, autenticidade,
criatividade, aos valores e ao equilíbrio, com a seleção de boas
letras, conteúdo rico, boa composição e o permanente desafio de
escolher o melhor para Deus.”
Na
Série de Estudos – Principios Bíblicos da Adoração e Louvor,
observa-se os seguintes conceitos sobre louvor:
a)
NO HEBRÁICO E ARAMÁICO - ANTIGO TESTAMENTO:
*
halal – brilhar, louvar, ser considerado louvável, ser elogiado,
ser digno de louvor (Sl.63:5);
*
shabach - acalmar, apaziguar, tranqüilizar, enaltecer, louvar,
elogiar a Deus (Sl.147:12);
*
ranan–dominar, grito de alegria por conquista (Dt.32:43);
*
barak - abençoar, ajoelhar (em reconhecimento), saudar com louvor (1
Cr.29:20);
*
zamar - com a idéia de estalar com os dedos - cantar, cantar louvor,
fazer música; tocar um instrumento musical (Sl.33:2);
*
sh@bach (aramaico) - enaltecer, louvar, elogiar, adorar (Dn. 4:34);
*
yadah – lançar ao chão, derrubar-se, dando graças, louvor,
agradecer e confessar o nome de Deus e o pecado (Sl.71:22);
*
t@hillah - louvor, cântico ou hino de louvor, adoração, ação de
graças (rendida a Deus exigida pelas qualidades ou atos ou atributos
de Deus, por seu renome, fama, glória como “objeto” de louvor,
possuidor de renome (Sl. 33:1);
*
towdah - confissão, louvor, ação de graças a Deus em cânticos de
culto litúrgico, coro ou procissão ou oferta de gratidão,
sacrifício de ação de graças (Sl. 42:4);
*
duwmiyah - silêncio, calma, repouso, espera calma (Sl. 65:1);
*
hilluwl (no sentido de júbilo) - júbilo, louvor (Lv. 19:24);
*
huy@dah - cânticos de louvor (Ne.12:8);
*
mahalal - louvor, vanglória (Pv. 27:21);
b)
NO GREGO – NOVO TESTAMENTO:
*
sunistao - sunistano - sunistemi - estabelecer com, colocar no mesmo
lugar, juntar ou unir, permanecer com alguém, apresentando-o ou
introduzindo-o a compreender, mostrar, provar, estabelecer, exibir a
consistência do Evangelho(2 Co.10:18);
*
aineo - louvar, exaltar, cantar louvores em honra a Deus em seriedade
qual permitir, recomendar, prometer ou jurar (Rm. 15:11);
*
epaineo - aprovar, louvar(1 Co.11:2);
*
eulogeo - louvar, celebrar com louvores em invocar bênçãos,
consagrar algo com solenes orações; pedir a bênção de Deus sobre
algo para o uso de alguém como pronunciar uma bênção
consagratória para fazer prosperar, tornar feliz, conferir bênçãos
ao favorecido por Deus, abençoado (Lc. 2:28);
*
ainos – estória, dito, provérbio, louvor, discurso (Mt. 21:16);
*
epainos - aprovação, recomendação, louvor (Rm. 2:29);
*
kauchema - aquilo do que alguém se gloria ou pode gloriar-se, motivo
ou base para gloriar-se em Deus ou em algo (2 Co.9:3).
*
ainesis - louvor, uma oferta de gratidão (Hb. 13:15);
*
eulogia - louvor, enaltecimento, gratidão: de Cristo ou Deus por
discurso elegante,
linguagem
polida, fala clara, discursos de excelente qualidade invocação de
bênção, graça divina por consagração, bênção (concreta),
benefício e num sentido negativo, linguagem ardilosamente adaptada
para cativar o ouvinte (Ap.5:12);
*
numneo - cantar o louvor, hinos como o canto dos hinos pascais
(Salmos 113 a 118 e 136, chamados pelos judeus "o grande
Hallel") (At.16:25);
*
exomologeo – confessar; professar; reconhecer aberta e alegremente
para honra, celebrar, dar louvor, prometer publicamente que fará
algo, concordar, comprometer-se (Rm. 14:11);
*
psallo - de psao (esfregar ou tocar a superfície) – indicando
tirar, arrancar, fazer vibrar pelo toque, produzir som agudo ou
metálico como tocar ou bater a corda, vibrar as cordas de um
instrumento musical, de modo que ressoem suavemente como num
instrumento de corda; tocar, a harpa e outros. No NT, cantar um hino,
celebrar os louvores de Deus em canção (Rm. 15:9);
Muito boa explicação!
ResponderEliminarAmém.
ResponderEliminarAmém!!!
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