Avançar para o conteúdo principal

COMA DO PÃO SAGRADO

Photo: Impacto Profeticos
I SAMUEL 21:1-6

O texto acima conta a história de Davi, fugindo de Saul e indo para Nobe, ao encontro do sacerdote Aimeleque, porém o sacerdote saiu ao encontro de Davi tremendo e perguntou-lhe: Porque vens só, e ninguém, contigo? Davi então respondeu que o rei deu-lhe uma ordem e lhe disse: Ninguém saiba por que te envio e de que te incumbo; quanto aos meus homens, combinei que me encontrassem em tal e tal lugar.
A história continua e Davi pergunta ao sacerdote o que ele tem na mão, e pediu cinco pães ou o que se achar, pois Davi e os seus homens estavam com fome, a Bíblia não relata quantos eram os companheiros de Davi mas com o numero de pães que Davi pediu podemos dizer que supostamente eram quatro. E o sacerdote respondeu-lhe que não havia pão comum na casa de Deus e disse que havia apenas pão sagrado. Estes pães só podiam ser comidos legitimamente pelos sacerdotes, e unicamente no pátio do lugar santo (Lv 24.9; Mt 12.3-4). Então o sacerdote mostrou-lhe uma excepção, que se os seus homens se abstiveram de mulheres eles podem comer deste pão, então Davi confirmou que faz três
dias que não têm contacto com mulher e disse que os vasos (corpos) dos seus companheiros eram santos (I Ts 4:4). Deu-lhe, pois, o sacerdote o pão sagrado, porque não havia ali outro, senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, quando trocados, no devido dia, por pão quente.

O que significa Comum? Segundo o dicionário de língua portuguesa “Houaiss” significa: que é usual, normal, habitual; que não possui nenhuma elevação ou valor.

Além do que Deus requer de todos, Deus também tem propósitos específicos para cada pessoa, Deus quer que todos venham ao arrependimento, que todos sejam salvos, etc. mas Deus não revela a todos os seus mistérios, sonhos, visões, projectos, apenas revela e revela-se aos inconformados aqueles que não se conformam com o que são e sabem, os que não se conformam com o conhecimento comum que têm de Deus, aqueles que sabem que Deus tem mais para dar e clamam “sei que tem mais”, “eu quero mais”, aqueles que saem do comum para o sagrado; mas para experimentar desta comunhão é necessário ter uma vida de santidade, pois não há comunhão sem santificação e nem santificação sem comunhão. O que é santificação? Santificação é (revelação da palavra + obediência), ou seja, andar em obediência à luz crescente. “Que cada um de vós saiba possuir seu vaso em santidade e honra”. (I Ts 4:4). Davi e seus mancebos somente puderam comer do pão sagrado porque se mantiveram santos. 

Este é o pão da santidade, comunhão, intimidade com Deus. Intimidade não é familiaridade. Não é estar acostumado com alguém. Acostumar diz respeito à rotina, superficialidade, fazer as coisas mecanicamente. A intimidade nos leva ao temor do Senhor, nos levando a uma posição de obediência. Intimidade nos fala de essência, do que é íntimo, de uma relação muito próxima, extremamente pessoal, que diz respeito aos ACTOS, SENTIMENTOS ou PENSAMENTOS MAIS INTIMOS DE ALGUÉM1. “A intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança”. (Sl 25:14). Intimidade sem reverência vira desrespeiro2.
“Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. (Jo 6:48-51)

Segundo a lei não era lícito Davi e os seus companheiros comerem do pão sagrado, somente poderia comer deste pão os sacerdotes, mas pela graça de Deus eles comeram deste pão. No tempo da lei só entrava nos Santo dos santos os sacerdotes, mas agora, nós podemos, pois o véu do templo se rasgou (Mt 27:51) e temos livre acesso aos Santo dos santos, podemos comer do pão sagrado, Jesus Cristo o pão da vida, pois nós somos sacerdotes do Senhor (I Pe 2:9).

“Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres, pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento; Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do hábito, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”. (Hb 5:11-14)

“Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus”. (Hb 6:1)

Paulo escreve estes versículos contestando a falta de progresso dos cristãos hebreus, pois como diz Paulo atendendo o tempo eles já deviam ser mestres e não precisariam mais de quem os voltasse a dar os primeiros ensinamentos ou as primeiras lições da palavra de Deus. Então Paulo apela-os a atingir a perfeição (estado ou qualidade de maturidade espiritual [Fp 3.12,15]. Não quer dizer absoluta ausência de pecado. A perfeição absoluta só existe em Deus [Jó 11.7]).

“E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para a outra banda. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia, também, com ele outros barquinhos”. Mc 4:35,36.

Jesus está chamando-nos para irmos para a outra margem, sairmos do comum, a deixarmos a multidão, a sair da zona de conforto e ir para um nível mais profundo de intimidade com Ele. Esteja preparado e pronto para sofrer as consequências deste trajecto, o temporal de vento pode se levantar contra ti, e quando isso acontecer não se preocupe, pois a tua fé está sendo provado “o ouro mais puro passa pelo fogo mais quente”, o Senhor está contigo, basta clamares pelo Seu nome e Ele acalmará a tempestade. 

Quando vivemos em comunhão íntima com Deus, existem coisas incomuns que podem tornam-se comuns para nós, temos a revelação da palavra e da pessoa de Jesus Cristo. Deus agiu na vida e através da vida daqueles que deixaram de viver no comum.

“E não vos conformeis com este mundo, mas tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2). Façamos parte da geração inconformada e declaremos: “Eu sei que tem mais! Eu quero mais Senhor!”.


Deus lhe abençoe!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CONHEÇA A BÍBLIATECA "A Biblioteca Bíblica em suas mãos"

BíbliaTeca "A Biblioteca Bíblica em suas mãos"  É um aplicativo Android projecto da Viver Adorando, que ao momento lhe providencia: Bíblia Sagrada      Almeida Corrigida Fiel      King James Actualizada      Nova Versão Internacional      Nova Tradução na Linguagem de Hoje e       Lingala Enciclopédia Temática da Bíblia Comentário Bíblico      Comentário Bíblico D.L.Moody      Comentário Bíblico Wiersbe      Comentário Bíblico BEACON      Comentário Bíblico Sheed Doutrinas da Bíblia Todas as Profecias da Bíblia Todas as Parábolas da Bíblia Dicionários      Dicionário Almeida     Dicionário Wycliffe      Dicionário Jesus e os Evangelhos      Dicionário de Nomes Bíblicos Hinários      Cantor Cristão     Harpa Cristã (Com Áudio)      Hinário Adventista      Hinário Metodista Baixe no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jadev.bibliateca 

Santo é o Senhor dos Exércitos - Viver Adorando

ACHEGAI-VOS A MIM E EU ME ACHEGAREI A VÓS

Géneses 24:1-14 Quando Abraão já era velho e de idade avançada, e o Senhor em tudo o abençoara, Abraão chamou o servo mais velho de sua casa, aquele que era responsável por tudo quanto tinha e disse-lhe: “Põe a tua mão debaixo da minha coxa e jure pelo Senhor, o Deus dos céus e da terra que não buscarás mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas irás para a minha terra e buscarás entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque”. O servo perguntou-lhe: “E se a mulher não quiser vir comigo a esta terra? Devo então levar teu filho de volta a terra de onde vieste?” porém Abraão respondeu dizendo-lhe: “Cuidado! Não deixe o meu filho voltar para lá. O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria a esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá tragas uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, você estará livre d